Nesta quinta-feira (09/3), cerca de 1.850 detentos foram liberados dos Complexo Penitenciário da Papuda e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) para a segunda saída temporária (“saidão”) de 2023.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), 18 são mulheres. Eles precisarão retornar na próxima segunda-feira (13/3) até às 10h.
Durante os dias de saída temporária, a Seape irá intensificar a fiscalização dos custodiados para sejam cumpridas as exigências fixadas na portaria, entre elas: estar em casa até as 18h, não ingerir bebidas alcoólicas, não fazer uso ilícito de entorpecentes nem frequentar bares. Serão 31 equipes atuando em todas as regiões administrativas do DF.
A Seape disponibiliza um telefone exclusivo para o fornecimento de informações anônimas sobre os apenados. Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Polícia Penal do DF pelo telefone (61) 9 9666-6000.
A saída temporária é prevista pela Portaria nº 01/2022 da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) e contempla custodiados que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias.
Aquele que não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto. A VEP-DF estabeleceu, por meio da portaria, nove saídas temporárias este ano, totalizando 35 dias.