De acordo com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), houve o rompimento de cabos de fibra ótica por ato de vandalismo. Em função disso, houve perda de sinalização no sistema e, consequentemente, interrupção da prestação de serviço à população. Também foi verificado furto de cabos de energia.
O sistema de sinalização e controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. O mecanismo impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.
As falhas podem ser provocadas por diversas ocorrências, como queda de energia, raios, curtos-circuitos, rompimento de cabo ou de fibra óptica, atos de vandalismo – conforme ocorreu nesta terça -, defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via e falha nos computadores que compõem o sistema de sinalização ou no sistema de transmissão de dados.
Investigação
Também nesta manhã, a governadora em exercício, Celina Leão, solicitou a abertura imediata de inquerito para apurar os furtos de cabos do metrô. “Liguei imediatamente para o delegado-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido. Quero esse bandido [que furtou os cabos] preso em 24 horas” disse.
A 21ª Delegacia de Polícia (Pistão Sul) investiga o caso.