Quando a Chuva Volta? Seca Prolongada e Queimadas Ameaçam o Distrito Federal

Compartilhe:

Meteorologistas alertam que a previsão de chuvas ainda é incerta, e o cenário pode piorar antes de melhorar

Após mais de 140 dias sem uma gota de chuva, os moradores do Distrito Federal enfrentam um dos períodos mais críticos de seca em décadas. Queimadas se alastram, e os próximos dias prometem mais desafios.

O Distrito Federal enfrenta um dos períodos mais longos sem chuvas em seis décadas, com 147 dias de estiagem. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere que as condições climáticas secas continuarão até o início de outubro, sem previsão de precipitações significativas nos próximos 15 dias. Embora as chuvas em 2023 tenham começado em setembro, este ano o cenário se mostra mais desafiador, colocando o DF como a segunda capital brasileira com mais dias sem chuva, atrás apenas de Belo Horizonte.

Especialistas alertam para os impactos dessa estiagem prolongada, especialmente no abastecimento de água e na agricultura local. Apesar do histórico de chuvas começarem entre setembro e outubro, as mudanças climáticas parecem estar estendendo os períodos de seca.

Os moradores da capital federal devem se preparar para mais dias de tempo seco, e recomenda-se atenção redobrada ao uso consciente da água, além de cuidados com a saúde, como a hidratação e a proteção contra doenças respiratórias, que tendem a aumentar nesses períodos.

Enquanto o DF aguarda a chegada da temporada de chuvas, a população precisa lidar com os desafios impostos por essa estiagem que já ultrapassa o esperado para esta época do ano.

plugins premium WordPress