Ofensas de Rui Costa contra o DF repercutem entre políticos

Compartilhe:

Representantes de Brasília repudiam declarações do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, que afirmou que a capital federal é uma "ilha da fantasia" e que faz "muito mal ao Brasil"

Um sentimento de grande indignação e de injustiça tomou conta do Distrito Federal. O motivo foram as declarações ofensivas do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, contra Brasília, que vieram a público. O político baiano disse que a capital federal é uma “ilha da fantasia” e que faz “muito mal ao Brasil”, conforme noticiado pela coluna Eixo Capital.

A primeira reação veio do governador Ibaneis Rocha (MDB) que disse: “(É) um idiota completo. Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”. E lembrou que o presidente Lula nunca demonstrou pensar como o ministro.

Em suas redes sociais, Ibaneis ainda destacou que as declarações de Rui Costa só servem “para aumentar o clima de animosidade que devemos combater no país”. O governador chamou atenção para a cegueira de alguns políticos que acham que “Brasília se limita ao que vêem pelas janelas de seus gabinetes. Fariam melhor, se fossem conhecer de perto os problemas da população mais humilde, na maioria migrantes da Bahia, Piauí, Paraíba e outros estados, que buscam oportunidade e uma vida menos sofrida.”

Foram muitos os manifestos de repúdio à fala de Rui Costa, em evento na Bahia, quando disse que na capital “coisas erradas são tomadas como certas” e que a capital “deveria ter permanecido no Rio de Janeiro”. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção DF, divulgou nota oficial criticando a postura do ministro. “Ele não tem noção da responsabilidade do cargo que ocupa”. Segundo a direção da entidade, ele ofendeu e desrespeitou a dignidade de todos os cidadãos de Brasília e daqueles que são recebidos de braços abertos na nossa capital.” A entidade convocou, para amanhã, um ato em defesa do Distrito Federal, no auditório, às 19h. Advogados, políticos e representantes da sociedade civil confirmaram presença.

Senado

Os senadores da bancada do DF também se opuseram com veemência à fala do ministro. Damares Alves (Republicanos) disse que o discurso foi desnecessário, por ser proferido dias antes da votação do Arcabouço Fiscal no Senado. “Muito triste. Acho que ele podia transferir o gabinete para o Sol Nascente e seu apartamento funcional para o (assentamento) 26 de Setembro”, provocou. “Acho que ele também poderia andar no nosso transporte coletivo e usar nossas unidades de saúde pública, de vez em quando. Assim, ele veria a dificuldade que nosso povo querido passa”, destacou Damares.

Izalci Lucas (PSDB) classificou como “muito infeliz” a fala de Costa. Para ele, o discurso demonstra que o ministro de Lula não conhece “absolutamente nada” do DF. “Somos muito mais do que a Esplanada, temos 3,1 milhões de habitantes, além de 1,5 milhão no Entorno”, calculou. “Dizer que o DF é uma ‘ilha da fantasia’, é demonstrar não só um desrespeito sobre a capital do Brasil, mas um desconhecimento da importância da cidade para a população. A nossa vocação é ser a capital do país”, ressaltou.

plugins premium WordPress