Governador do DF busca apoio para salvar o Fundo Constitucional

Compartilhe:

Ibaneis e parlamentares se reuniram com o relator do arcabouço fiscal, para apresentar números que destacam o prejuízo para a capital do país, se o projeto passar no Senado

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e a bancada do DF no Congresso Nacional intensificam as articulações políticas para manter as atuais regras do Fundo Constitucional do DF. Ontem, o chefe do Executivo se reuniu com o relator do projeto do arcabouço fiscal no Senado Federal, senador Omar Aziz (PSD-AM), para sensibilizá-lo com relação à importância do fundo para a capital do país. Neste momento, há duas opções: o relator apresenta emenda ou destaque retirando do projeto do arcabouço a parte que altera o FCDF ou negocia com o governo federal para que a matéria seja aprovada no Senado e o presidente Luís Inácio Lula da Silva vete o item relativo ao fundo.

Ibaneis classificou a reunião como “boa”, mas disse que existem mais mobilizações a serem feitas. “Vamos ter que trabalhar e negociar muito”, disse o governador. Também participaram do encontro o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do DF, Ney Ferraz; os senadores Leila Barros (PDT-DF), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Eduardo Gomes (PL-SE); e o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF).

O governador informou que tem reunião com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), marcada para esta semana, que vai tratar do Fundo Constitucional. “Estou ligando para todos os senadores, todos os líderes, para mostrar a necessidade real de se preservar o Fundo Constitucional como ele é hoje. É um trabalho que envolve toda a classe política do Distrito Federal. Brasília é a capital de todos os brasileiros, abriga as maiores autoridades federais e internacionais lotadas em nosso país. O fundo é a forma que a capital tem de garantir a segurança e os serviços básicos para todos”, disse Ibaneis.

plugins premium WordPress