Propostas legislativas foram recentemente apresentadas visando evitar tragédias em cruzamentos ferroviários, especialmente após o acidente fatal envolvendo um ônibus e um trem no SIA. Na CLDF, o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) propõe tornar obrigatória a instalação de cancelas em todos os cruzamentos entre ferrovias e rodovias urbanas do Distrito Federal. O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) segue a mesma linha na Câmara dos Deputados, buscando a implementação de “passagem de nível com barreira” em áreas urbanas em todo o país.
A medida visa reforçar a segurança em cruzamentos, inspirada na eficácia do uso de cancelas em outras grandes metrópoles pelo mundo. A tragédia ocorrida no SIA, onde uma passageira perdeu a vida após um ônibus ser atingido por um trem de carga, destaca a urgência dessas propostas. O uso de cancelas é considerado uma das melhores opções para prevenir acidentes, proporcionando uma barreira física que se fecha automaticamente quando um trem se aproxima, impedindo a passagem de veículos e pedestres.
A discussão em nível legislativo destaca a necessidade de medidas concretas para evitar colisões e acidentes em cruzamentos ferroviários, especialmente em áreas urbanas. A presença de cancelas, prática comum em diversos países como Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos, busca reduzir a probabilidade de tragédias e proporcionar um tempo hábil para que veículos e pedestres se afastem dos trilhos antes da passagem do trem. O Brasil, por meio de políticas locais de segurança viária, pode seguir o exemplo de grandes centros urbanos que frequentemente implementam sistemas de cancelas em determinados cruzamentos ferroviários como parte de suas estratégias de segurança.