O maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, cumpriu agenda institucional em Brasília com foco na valorização da cultura popular e no fortalecimento do turismo brasileiro. O presidente da agremiação, Rômulo Guerra Meneses, esteve na capital federal para entregar a honraria do Galo de Ouro ao ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, em reconhecimento ao apoio a iniciativas culturais que promovem o Brasil dentro e fora do país.
Durante a passagem por Brasília, também participou da agenda o empresário Marcos André de Andrade, proprietário do New Casablanca Praia Hotel, localizado no litoral norte de Pernambuco. Na ocasião, ele apresentou ao ministro do Turismo um projeto já protocolado no Ministério da Cultura que prevê a apresentação do Galo da Madrugada no Brazilian Day, em Nova Iorque, evento que reúne milhares de brasileiros e estrangeiros nos Estados Unidos.
A proposta foi bem recebida pelo ministro, que sinalizou apoio e empenho para a concretização da iniciativa, considerada estratégica para ampliar a projeção internacional do carnaval pernambucano e da cultura brasileira.
O Desafio do Galo da Madrugada e a geração de renda
Para o presidente do Galo da Madrugada, a expansão internacional fortalece ainda mais o papel cultural, social e econômico da agremiação. Rômulo Guerra destacou a complexidade da operação do desfile, que mobiliza 30 trios elétricos, carros alegóricos, carros de apoio e uma estrutura preparada para atender cerca de 2 milhões de foliões ao longo de 12 horas de evento. Segundo ele, o impacto vai além da festa. “O Galo promove uma forte geração de renda, especialmente para trabalhadores de baixa renda e artistas locais. Todos os trios são conduzidos por bandas e músicos pernambucanos, o que é uma questão de honra para a agremiação”, afirmou .
O reflexo desse movimento também é sentido diretamente no setor turístico e hoteleiro. De acordo com Marcos André, o Galo da Madrugada consegue lotar os hotéis e impulsionar a economia durante o período carnavalesco, principalmente no centro do Recife, no litoral sul e em cidades vizinhas como Olinda , mas que é preciso uma ohar mais cuidadoso e estratégico para o desenvolvimento do turismo no litoral norte de Pernambuco, região que reúne potencial natural, cultural e hoteleiro ainda em expansão. A valorização de projetos integrados à cultura popular, como o Galo da Madrugada, contribui para ampliar a visibilidade do destino, atrair visitantes ao longo de todo o ano e fortalecer a geração de emprego e renda de forma sustentável.
Nesse contexto, a agenda em Brasília e o projeto internacional reforçam a importância de um olhar mais cuidadoso e estratégico para o desenvolvimento do turismo no litoral norte de Pernambuco. A região reúne potencial natural, cultural e hoteleiro em expansão, e iniciativas integradas à cultura popular contribuem para ampliar a visibilidade do destino, atrair visitantes ao longo de todo o ano e estimular a geração de emprego e renda de forma sustentável.
Crédito foto: Rafael Medelima/Ministério do Turismo





