O longo período de seca que afeta o Distrito Federal há mais de cinco meses pode estar próximo do fim. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a ocorrência de chuvas isoladas para o final de semana, especificamente nos dias 28 e 29 de setembro. Essa previsão surge em meio à chegada da primavera, aumentando a expectativa de término da estiagem.
Nesta quarta-feira (25), Brasília completou 155 dias sem chuva, e as temperaturas continuam elevadas, com máximas de até 35°C em algumas regiões. O ano de 2024 se aproxima do recorde histórico de estiagem, que ocorreu em 1963, quando foram registrados 163 dias sem precipitações.
No sábado (28), o Inmet aponta para temperaturas entre 21°C e 34°C, com umidade do ar variando entre 40% e 15%. Já no domingo (29), as temperaturas devem oscilar entre 20°C e 33°C, também com chances de chuvas isoladas.
Enquanto isso, os moradores enfrentam calor intenso, como o registrado nesta segunda-feira (23), considerado o dia mais quente do ano até agora, com 35,4°C na Estação Meteorológica de Ponte Alta, no Gama.
As condições climáticas devem permanecer secas até o fim de semana, quando a tão esperada chuva poderá trazer alívio ao Distrito Federal.