Carnaval 2026 com Trânsito Mais Seguro

Compartilhe:

Detran-DF antecipa ações educativas e de fiscalização para reduzir riscos nas ruas durante o período de folia

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) inaugurou neste sábado (7) a Operação Carnaval Seguro 2026, com o objetivo de reforçar a segurança viária em meio aos eventos do DF Folia, que começam antes mesmo da data oficial do Carnaval, marcada para 17 de fevereiro. A iniciativa integra um conjunto de ações preventivas que combinam educação no trânsito, fiscalização ostensiva e controle do fluxo de veículos e pedestres, buscando diminuir ocorrências de acidentes e infrações durante as festividades carnavalescas. 

As atividades, que se estendem por toda a fase de blocos de rua, priorizam campanhas de conscientização sobre os riscos da mistura de álcool e direção, com blitzes educativas em vias públicas, bares, shoppings e empresas. Sob o lema “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!”, equipes do Detran-DF distribuem materiais informativos e dialogam diretamente com foliões para reforçar a importância de escolhas responsáveis — incentivando o uso de transporte coletivo, táxi ou aplicativos por quem for consumir bebidas alcoólicas. 

Além da educação, a operação engloba um amplo espectro de ações de fiscalização: estão previstas cerca de 30 blitzes, 40 patrulhamentos com abordagens, 20 operações específicas para coibir estacionamento irregular e 120 pontos de demonstração para alertar sobre condutas de risco no trânsito. Os agentes também reforçarão o policiamento para coibir infrações como uso de celular ao volante, desrespeito à preferência de pedestres e falta de cinto de segurança. 

Para dar suporte a essas atividades, o órgão mobiliza um efetivo significativo, contando com 180 agentes, além de 50 viaturas, 15 motocicletas, uma aeronave e oito guinchos que atuarão de forma integrada com outras forças de segurança. Em pontos estratégicos, o trânsito receberá sinalização temporária com cones, barreiras e painéis informativos para reduzir velocidades e organizar melhor o fluxo durante os blocos. 

Segundo a direção do Detran-DF, a combinação de ações educativas e de fiscalização não visa restringir a diversão, mas garantir que a folia ocorra sem colocar vidas em risco, promovendo um ambiente onde foliões e demais usuários das vias possam circular com mais tranquilidade e segurança. 

plugins premium WordPress